"Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação." Hc 3.17-18



Seguidores

Fale Com o Pastor Antonio José do Monte Filho

Assista Ao Vivo

sábado, 24 de maio de 2014

Estudo Sobre Profecia

IGREJA EVANGÉLICA MINISTÉRIO DA RECONCILIAÇÃO
“R e c o n c i l i a n d o V i d a s”
Rua das Salinas 139 - Sítio Novo - Olinda PE - Brasil - Fone: (081) 34268195


A CESSAÇÃO DOS DONS (1 CORÍNTIOS 12: 7-11)

INTRODUÇÃO: O propósito desse estudo é mostrar a luz da palavra de Deus, que esses dons, relacionados no texto de 1 Coríntios 12:7-11, foram específicos para época apostólica, para a igreja do primeiro século, e que eles cumpriram o seu propósito. O ofício de Apóstolo e Profeta cessou com a morte do último dos apóstolos que foi João pouco tempo depois de receber a revelação do apocalipse. Dons como o de línguas, profecias, curas e sinais, já cessaram, já cumpriram o seu propósito.
O movimento profético originou-se no velho testamento com Moisés, o ponto culminante do movimento profético encontrou sua expressão em Moisés, o profeta e legislador do povo judeu. Moisés desempenhou um papel singular como mediador da palavra de Deus em relação ao povo de Israel.
Agora para que haja uma maior compreensão por parte do leitor, é importante um entendimento do que venha a significar as expressões "Profeta, Profecia e Profetizar".

1 - Profecia - seria à mensagem da parte de Deus, dada pelo profeta, quando este profetiza.
2 - Profeta - é aquele que dá uma profecia no ato de profetizar
3 - Profetizar - é a ação do profeta ao dá a profecia.

Então o que seria um "profeta" alguém que profetiza, a "profecia" seria à mensagem que vem da parte de Deus, e que é dada pelo profeta, quando ele profetiza e por fim "profetizar" é o ato do profeta ao dá uma profecia. Uma vez que você meu amado leitor, passa a compreender isto aqui, agora poderemos mergulhar em águas mais profundas.
Como alguém pode ter a certeza de que aquele que está profetizando realmente está falando da parte de Deus, até porque são muitos aqueles que hoje em dia se apresentam como profetas nas Igrejas.

No Livro de Deuteronômio 18:18-22
Essa passagem estabelece o padrão divino que define o ofício de profeta. Note que o versículo "18" nos mostra claramente que o profeta é alguém que recebe as palavras do próprio de Deus e as fala. Em outras palavras, ele anuncia as revelações recebidas de Deus.
Agora qual seria o meio pelo qual o povo saberá se tal profeta realmente está falando as palavras recebidas do Senhor? Veja os versículos "19 a 20".
Existem dois métodos para se reconhecer um verdadeiro profeta. O primeiro deles diz que o profeta deve falar em nome do verdadeiro Deus, ou seja, o profeta deve ter uma teologia correta. O segundo método diz que o que for profetizado pelo profeta deve acontecer com 100% de exatidão, qualquer coisa menos do que isso no antigo testamento requeria a morte por apedrejamento, e isso está bem claro no versículo "20", ou seja, se alguém nos dias de hoje alega possuir esse dom de profecia, mas nunca faz uma profecia com 100% de exatidão, onde o mesmo possa vir a ser testado como um verdadeiro profeta do Senhor, tal homem não pode ser chamado de profeta. Não existe nenhuma razão para darmos crédito as suas palavras. O que conferia uma legitimidade aos profetas do antigo testamento era o fato de que o que eles diziam verdadeiramente acontecia.

No Livro de Êxodo 7:1-2
Existe algo muito interessante nesta passagem e eu queria compartilhar com o amado leitor. O que temos aqui? Moisés como se fosse Deus, Arão é o seu profeta e Faraó é o recipiente da palavra profética. Observe que mesmo a palavra de Deus, tendo origem em Moisés, e sendo intermediada por Arão, ela não chega sem autoridade a Faraó. Vejamos outro exemplo:

Êxodo 4:15-16
Arão aqui é como um profeta de Moisés, a expressão "boca a boca", mostra que tipo de mediação existia entre a palavra de Deus e a palavra profética. A revelação divina sai direto da boca de Deus para a boca do profeta, ou seja, a palavra do profeta é a própria palavra de Deus.

Números 12:6-8
Observe que Deus é que toma a iniciativa de se revelar ao homem, agora aqui o texto diz que em visão o Senhor faz se conhecer, ou falo com ele em sonhos. Aqui são métodos revelacionais de Deus, de se comunicar por meios dos seus profetas. Boca a boca, face a face, sonhos e visões. Observe que os sonhos e visões do profeta têm origem em Deus, e não no homem. Aqui era formas de Deus se revelar, através dos seus profetas.

Vejamos alguns exemplos;
Isaias 2:1 - A palavra de Deus, que veio em visão ao profeta Isaias.
Isaias 13:1- Sentença que em visão veio ao profeta Isaias.
Amós 1:1 - Palavra que em visão veio ao profeta.
Miquéias 1:1 - Palavra que em visão veio ao profeta.

Os profetas regularmente viam através de visão, ou sonhos a palavra que eles deveriam comunicar. Existe uma grande diferença entre os profetas da antiga dispensação, da antiga aliança, e os profetas que se apresentam nos dias de hoje. Os verdadeiros profetas de Deus, aqueles que realmente possuíam o ofício profético, eram homens usados por Deus, para transmitir a mensagem do Senhor ao seu povo. As profecias de hoje não passam de visões do coração do homem, palavras mentirosas, que enchem de vãs esperanças aqueles que as houve.
“Todo o antigo testamento foi escrito por profetas, às expressões que nós encontramos no antigo pacto são do tipo “assim diz o Senhor” “veio a mim a palavra do Senhor” ““ O Senhor me disse ,fala filho do homem” “profetiza filho do homem” E as de hoje, “ eis que eu sou o Senhor que te falo" profecias que tem destruído a vida de muitas pessoas dentro da igreja, profecias que tem deixado muitas pessoas de Deus, tristes frustradas, profecias que tem acabado, noivado, namoro e até casamentos. E eu pergunto que tipo de profecia é essa? Será que é realmente de Deus que está falando através dessas pessoas?
A bíblia diz que não. Veja o que disse o apóstolo Paulo aos Coríntios:

1 Coríntios 14:3
A verdadeira profecia, aquela que é dada por Deus, pelo verdadeiro profeta, serve para edificar, exortar e consolar, o povo do Senhor. Que tipo de profecia é esta que aqueles que a recebem, sofrem, passam a ter medo, pavor, muitos estão ai hoje em dia sem querer saber de Igreja, sem querer saber de Deus, por que um dia um falso profeta da vida, lhe falou algo que Deus nunca mandou dizer.

Veja o que disse o profeta Jeremias 23:16
Não deis ouvidos às palavras dos profetas que entre vós profetizam e vos enchem de vãs esperanças. Mais não é assim que acontece nos dias de hoje, o povo vai a busca de profecias, ouvem palavras que o Senhor nunca disse, saem cheios de vãs esperanças e o resultado, qual é? Ficar sem congregar como já existem hoje em dia muitos irmãos fora da igreja por causa dessas profecias humanas, casamento destruído, lares arruinados, famílias esboroadas, a pessoas que chegam até mesmo a pedir demissão do emprego, acreditando nesses falsos profetas da vida, que estão permeando as igrejas e iludindo o povo de Deus. Veja o que ele diz em seguida: "Falam as visões do seu próprio coração, não o que vem da boca do Senhor".

Jeremias 23:25-26
Jeremias 23:30-32
Deus está dizendo através da sua palavra, eis que eu sou contra esses profetas que furtam as minhas palavras, eles pregam a sua própria palavra e ainda afirmam o Senhor disse. O Senhor é contra os profetas que contam sonhos mentirosos, e com as suas mentiras fazem o povo errar.

Confira o que diz Deuteronômio 13:1-5
Ai esta a diferença entre o verdadeiro profeta e o falso profeta, um fala a verdade e ela se cumpre o outro fala a mentira que não se cumpre.

Veja o que disse o apóstolo Pedro;
2 Pedro 2:19-21 - Observe que a profecia jamais foi produzida por vontade humana, mas homens da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo, é que falaram. O profeta falava as palavras do próprio Deus, e não a sua palavra.

Vejamos outro exemplo no antigo testamento;
1 Reis 21:17-21
O Profeta Elias é enviado por Deus, para profetizar contra o rei Acabe e contra a sua perversa mulher Jezabel. Note bem no versículo "21" o quanto foi especifica essa profecia, pois a família de acabe seria dizimada. No versículo "23", diz que a mulher de Acabe, Jezabel seria comida pelos cães dentro dos muros de Jezreel, onde os cães lamberam o sangue de Nabote a quem Acabe, assassinou ali mesmo os cães lamberiam o sangue de Acabe, essas profecias se cumpriram perfeitamente. Vejamos isto em:
1 Reis 22:33-39
Veja também: 2 Reis 9:32-37
A precisão com que essas profecias se cumpriram nos chama atenção, tudo nos mínimos detalhes, 100 % de exatidão, o profeta falando era o próprio Deus, falando através dele. E como prova maior disto, vejamos o que diz (2 Reis 10:10).

Quando olhamos para essa profecia de Elias, e comparamos com as profecias de hoje, vemos claramente que não existe mais o ofício de profeta, não existem mais profetas como aqueles da antiga aliança, eles já cumpriram o propósito estabelecido por Deus. Assim como também não existe mais o dom de línguas, nem apóstolos nos dias de hoje. A bíblia diz, "O meu povo está sendo destruído porque, lhe falta o conhecimento". Se o povo não conhecer essas verdades, continuará sendo enganado pelos falsos profetas.

CONCLUSÃO: Hoje não existem mais profetas como aqueles do passado, e nem TAM- pouco como aqueles do novo testamento. Nos dias de hoje, após a cessação desse dom, temos a frente do rebanho um homem que Deus colocou para guiar as suas ovelhas, e ele traz uma palavra profética, que se cumpre, não por ele ser um profeta, mas antes por trazer uma palavra inspirada pelo Espírito Santo, através dos sermões, sendo ele um instrumento usado por Deus. “POIMEM” - Pastor do Grego.

Fontes de pesquisa:
A profecia no Novo Testamento - Autor: George W. Knight, III
A palavra Final - Autor: O. Palmer Robertson


___________________________________________________________________
Rua das Salinas, nº 139, Sítio Novo - Olinda - Pernambuco - Brasil - Fone: 86834079
Site: www.reconciliandovidas.com.br - e-mail: pastorantoniojose@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário