"Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação." Hc 3.17-18



Seguidores

Fale Com o Pastor Antonio José do Monte Filho

Assista Ao Vivo

terça-feira, 20 de julho de 2010

Nascido Escravo

IGREJA EVANGÉLICA MINISTÉRIO DA RECONCILIAÇÃO
“R e c o n c i l i a n d o V i d a s”
Rua das Salinas 139 - Sítio Novo - Olinda PE - Brasil - Fone: (081) 34268195

TEMA: NASCIDO ESCRAVO

TEXTO: JOÃO 8: 34

PROPÓSITO: Estudar a luz da palavra de Deus, as consequências do pecado de Adão sobre a humanidade, mostrando que o homem já nasce escravo do pecado, sendo assim não possui o chamado livre-arbítrio, para decidir se quer ou não ir até Jesus, para ter vida.

1) O RESULTADO IMEDIATO DA DESOBEDIÊNCIA.

a) Gênesis 2:17 - Certamente morrerás
Deus havia dado uma ordem a Adão, e esta ordem, este mandamento jamais poderia ser desobedecido, sob pena de morte. Foi o primeiro pacto de Deus, com o homem, era o chamado pacto de obras, se Adão fosse fiel, a esse pacto viveria, mais se transgredisse, o mesmo ele morreria. Mais o homem desobedece a ordem do seu criador. Aconteceu conforme Deus havia dito, certamente morrerás.

b) Romanos 3:23 - Adão era o cabeça representativo de toda raça humana, o seu pecado era o nosso pecado, por causa dele todos pecaram. Isto foi revelado ao apóstolo Paulo. Aconteceu conforme o Senhor havia dito, certamente morrerás.

Romanos 5:12 - Através de Adão o pecado entrou no mundo, e pelo pecado, ou seja pela transgressão da lei, do mandamento veio a morte, e a morte passou a todos os seus descendentes.

A bíblia registra três tipos de morte como consequência do pecado de Adão. São elas;

1 - Morte espiritual. Esta aconteceu imediatamente após a queda, após o pecado. 2 - Morte física. Adão não sofreu a morte física, imediatamente após o pecado, 930 anos depois, (Gênesis 5:5)
3 - A morte eterna. Essa seria a consumação da pena imposta por Deus, lá no Éden.

Vejamos a consequência imediata, que foi a morte espiritual, qual o resultado desta morte, e a sua influência na vida da humanidade.

1 Corintios 2:14 - O homem já nasce no estado natural, afastado de Deus, morto espiritualmente, o homem natural diz a palavra de Deus, ele não aceita as coisas do Espírito de Deus, por que para ele, são loucura, e não pode entendê-la, porque elas se discernem espiritualmente. O pecado de Adão tornou o homem incapaz de compreender as coisas do Espírito de Deus.

Efésios 2:1-5 - Como já vimos anteriormente na epistola aos Romanos, o homem já nasce morto espiritualmente, e agora nesta epistola aos efésios com mais detalhe Paulo mostra, que o homem nasce escravo, fazendo a vontade da carne, e dos pensamentos, nasce como filho da ira, pois está debaixo da ira de Deus, e os seus pensamentos são corrompidos, ele é guiado pelo curso deste mundo. Esta é a sua condição depois do pecado. É descartada aqui qualquer possibilidade do homem possuir livre-arbítrio.

Ninguém descreve tão bem está condição humana depravada e decaída como o Senhor Jesus Cristo. ( João 3:3 ) ( João 8:34 ) ( João 15:5)

Observe nestes três exemplos que Jesus deixa bem claro a incapacidade humana de poder fazer alguma coisa para ter vida, para salvar-se, para derrotar o pecado. O homem é escravo do pecado, ele não possui nenhum recurso disponível que o ajude, a se libertar do pecado. Ele é homem natural, ele não quer ir, e nem pode ir até Jesus para ter vida. (João 5:40 )

Romanos 3:10-12
Esta é a condição do pecador, afastado de Deus, por causa do pecado de Adão, morto espiritualmente, os seus sentidos espirituais não funcionam, ele não entende as coisas de Deus, a bíblia para ele é um livro muito estranho, vir a igreja para ele é coisa do outro do mundo, orar para ele não tem sentido algum. Ele ama as coisas desse mundo, ele não é justo, as suas obras não agradam a Deus, por natureza ele é pecador. A sua vontade é inclinada apenas para o mal.

2 Corintios 4:4 - O homem morto em delitos e pecados, foi cegado pelo diabo, ele não enxerga as coisas espirituais.

Salmo 51:5 - O salmista também falou sobre esta escravidão humana já registrada logo no seu nascimento. "Eu nasci na iniqüidade".

O pecador está debaixo da ira de Deus, ele está em trevas, ele não pode por si só vir até a luz, para poder enxergar. Ele não possui vontade para ir até Jesus, onde ele pode encontrar vida, luz, paz, e prosperidade. ( Veja João 3:36 ).

Não existe doutrina que ataque mais a soberania de Deus do que a doutrina do livre-arbítrio. Afirmar que um pecador caído, escravo do pecado, morto em delitos e pecados, cativo pelo diabo, cego espiritual, possui livre-arbítrio é uma agressão as Escrituras Sagradas. Infelizmente a falta de conhecimento das verdades reveladas de DEUS tem feito com que muitos pregadores, transmitam ao povo de Deus, essa inverdade que é o ensino do livre-arbítrio.

Jesus deixa muito claro a incapacidade do pecador quando diz (João 15:5) “Sem mim nada podeis fazer". Se o pecador realmente tivesse nele algo como o livre-arbítrio que lhe permitisse poder fazer algo para salvar-se, ele não precisaria de um salvador para morrer pelos seus pecados. (João 8:32 ) "Se pois o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres"

A bíblia nos mostra de uma forma muito clara, a incapacidade humana diante do pecado, sem Jesus o pecador nada pode fazer para salvar-se, sem Jesus o pecador está perdido, ele caminha para o inferno, ele está em densas trevas, ele é guiado segundo o curso deste mundo, ele é arrastado pela maré do pecado, os seus esforços nada pode fazer para ajudá-lo.

O apóstolo Paulo também deixa muito claro a dependência do homem diante de Jesus quando diz aos efésios (Efésios 2:8-9), “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras para que ninguém se glorie.

Ora se é por graça, onde fica o livre-arbítrio do homem? Se entendermos que "GRAÇA" do original grego "SHARIS", é favor concedido sem que haja merecimento algum por parte de quem recebe, como pode o livre-arbítrio está presente. Anula-se aqui a falsa doutrina do livre-arbítrio. E o apóstolo continua dizendo “não por obras, para que ninguém se glorie". Não existe mérito algum do homem na salvação, todo crédito pela salvação de um pecador, está na pessoa e obra de Jesus Cristo, foi ele quem morreu naquela cruz, foi ele quem carregou os pecados dos eleitos, a honra e a glória pertencem a Jesus.

Infelizmente nos dias de hoje, não encontramos pregadores como Martinho Lutero, que tanto ficou conhecido por combater assiduamente essa doutrina herética do livre-arbítrio. Ao invés disso estamos vendo pregadores ensinando ao homem, que depende dele dizer se quer ou não aceitar a Cristo. As sagradas Escrituras descartam qualquer possibilidade do homem possuir poder de decisão com relação a sua salvação.

Jeremias 10:23 " Eu sei, ó Senhor, que não cabe ao homem determinar do seu caminho, nem ao que caminha o dirigir os seus passos."

Provérbios 16:1 “O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor"

CONCLUSÃO: Afirmar que o homem possui livre-arbítrio é demonstrar a falta de conhecimento das Escrituras, dizer que o homem depende de Deus é demonstrar ter olhos iluminados para as verdades das Escrituras.

Fontes de pesquisa: Nascido Escravo; preparado por Clifford Pond
A Grande Salvação de Deus; Wesley L. Duewel

___________________________________________________________________________
Rua das Salinas, nº 139, Sítio Novo _ Olinda _ Pernambuco _ Brasil _ Fone: 86834079
Site: www.reconciliandovidas.com.br E_mail:pastorantoniojose@bol.com.br
(Próximo ao Centro de Convenções)

Nenhum comentário:

Postar um comentário