"Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação." Hc 3.17-18



Seguidores

Fale Com o Pastor Antonio José do Monte Filho

Assista Ao Vivo

terça-feira, 20 de julho de 2010

O Pecado de Adão 2ª Parte

IGREJA EVANGÉLICA MINISTÉRIO DA RECONCILIAÇÃO
“R e c o n c i l i a n d o V i d a s”
Rua das Salinas 139 - Sítio Novo - Olinda PE - Brasil - Fone: (081) 34268195

ESTUDO TEOLÓGICO DA GRAÇA DE DEUS

O PLANO DE SALVAÇÃO DE DEUS II - AULA

PROPÓSITO: Estudar a luz da palavra, o grande plano de salvação de Deus para livrar o pecador, caído, humilhado, depravado por causa do pecado de adão. Através desse estudo o aluno conhecerá as etapas da salvação, como por exemplo; A justificação pela fé, a reconciliação, o novo nascimento, a redenção, a vivificação, a santificação etc.

1 - ETAPA DA SALVAÇÃO:

PERDÃO E JUSTIFICAÇÃO.
Porque o pecador precisa receber o perdão de Deus? Resposta. Porque todos pecaram, e carecem da glória de Deus. Paulo falou isso aos crentes em Roma. Romanos 3:23 O ensino bíblico é que todos os seres humanos são culpados diante de Deus, todos são transgressores da Lei Divina. Tanto judeus como gregos. Romanos 3:9 - 20.

Como fica demonstrada nas escrituras a culpabilidade do homem. O perdão é uma necessidade urgente. Veja as palavras de Jesus registradas por Lucas 24: 44-48. Jesus disse aos apóstolos que pregassem em seu nome arrependimento para remissão de pecados. Paulo ao testemunhar perante o Rei Agripa também falou sobre a remissão de pecados. Atos 26:16-18, Atos 2:38, Atos 5:31, atos 10;43. A bíblia diz que todo aquele que crê em Jesus recebe a remissão dos seus pecados. Não é todo aquele que for batizado nas águas, não é todo aquele que faz jejum, vigílias obras sacrificais, mais todo aquele que crê no nome de Jesus. Atos 10:38.

MAIS AFINAL O QUE É REMISSÃO DE PECADOS?
Em cada um desses relatos mencionados, o vocábulo grego traduzido por “remissão” é o mesmo. “Este termo significa “simplesmente “perdão” ou” liberação”. O termo latino é “remissione” Que significa compensação, paga, satisfação, Redenção. Livramento da culpa dos pecados com base no sacrifício vicário de Cristo Jesus. Efésios 1:7 Colossenses 1:14 . “É exatamente “isso que o pecador precisa ter os seus pecados” redimidos” por aquele perante o qual se fez culpado (Deus). O pecador com a consciência carregada de pecados precisa se arrepender urgentemente.
Veja as palavras do apóstolo João. (1 João 2-12 ) Os pecados presentes, passados e futuros do crente são perdoados por causa do nome de Jesus. O apóstolo Paulo escrevendo sua epistola aos crentes em Roma, fala sobre o perdão de Deus ao crente em Jesus. (Romanos 4:7) Bem- aventurado do grego é feliz, próspero, abençoado, e quem é o abençoado, feliz e próspero? Aquele a quem Deus jamais imputará pecados. “IMPUTAR” algo a uma pessoa significa pôr esse algo em sua conta creditar ou contá-la entre suas coisas que lhe pertencem - ser-lhe creditado, e o que lhe é creditado passa a ser legalmente seu; Imputar significa contar, creditar, atribuir. A bíblia nos mostra uma dupla imputação.

Levítico 17:4 - Imputar pecado a alguém significa que Deus considera tal pessoa como pecadora e em conseqüência, culpável e merecedor de castigo. Semelhantemente a não imputação de pecado como vista no exemplo de Romanos 4:7 significa simplesmente não atribuir essa carga como base do castigo (salmos 32:2). Da mesma forma, quando Deus diz “imputar justiça” a uma pessoa, significa que Deus considera judicialmente tal pessoa como justa e merecedora de todas as recompensas a que tem direito toda pessoa justa. (Romanos 4:6-11).

Os pecados do crente foram imputados a Cristo - por isso ele sofreu e morreu na cruz. (1 Pedro 2:24 2 Corintios 5:21 ). Cristo foi feito legalmente responsável pelos pecados do crente, e sofreu o justo castigo que a este correspondia. Ao morrer no lugar dos crentes ele satisfez as demandas da justiça de Deus e libertou para sempre de toda possibilidade de condenação ou castigo. (Romanos 8:1-2).
É importante salientar que, quando os pecados do crente foram imputados a Cristo, esse ato de imputação não fez de Cristo um pecador, ele tornou-se o responsável legal de tais pecados.

MAIS AFINAL O QUE É JUSTIFICAÇÃO?
Justificação não é “JUSTIFICARE” tornar justo, justificação é “DIKAIOO” declarar justo. Deus declara o ímpio justo. A justificação é uma declaração legal, feita por Deus, de que uma pessoa é justa em relação à Lei de Deus por causa da justiça perfeita de Cristo, concedida a pessoa. Por meio da fé em Cristo. A justificação não é uma recompensa por nossa fé. A fé é uma obra da graça divina.

Considerações Finais:
O pecador merece ser punido, e o perdão é uma medida da graça e da misericórdia divinas. O perdão dado por Deus é completo. Ele afasta de nós os nossos pecados tanto quanto o oriente dista do ocidente. (salmos 103:12) Todos os pecados passados, presentes e futuros do crente já foram perdoados. O crente deve descansar nessas verdades. Pois a sua posição é confortadora, pois ele está em Cristo Jesus. Quando uma crente peca, a sua posição de filho de Deus, não é alterada, ele continua sendo filho. Mas a sua comunhão com Deus é interrompida, o Espírito Santo se entristece , podendo o crente a qualquer momento ser alvo da displina de Deus.

Fonte de pesquisa:
Livro: O plano de Salvação Autor: F.B.Hole
Revista os Puritanos
Artigo declarado Justo - Ano - 1996

_____________________________________________________________________

“Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o Ministério da Reconciliação.”
( 2 Corintios 5:18 ).

Um comentário:

  1. Ao que tudo indica, apesar de não ter sido instituído na Lei, era um costume entre o povo de Israel e o próprio Senhor fala do jejum em uma passagem:

    Mar_9:29 E disse-lhes: Esta casta não pode sair com coisa alguma, a não ser com oração e jejum.
    o que o pastor nos diz a respeito desta passagem?

    ResponderExcluir