"Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação." Hc 3.17-18



Seguidores

Fale Com o Pastor Antonio José do Monte Filho

Assista Ao Vivo

terça-feira, 20 de julho de 2010

O Pecado de Adão 3ª Parte

IGREJA EVANGÉLICA MINISTÉRIO DA RECONCILIAÇÃO
“R e c o n c i l i a n d o V i d a s”
Rua das Salinas 139 - Sítio Novo - Olinda PE - Brasil - Fone: (081) 34268195
ESTUDO TEOLÓGICO DA GRAÇA DE DEUS

AS ETAPAS DA SALVAÇÃO - III- PARTE

A REGENERAÇÃO OU NOVO NASCIMENTO

PROPÓSITO: Estudar a luz da palavra, o grande plano de salvação de Deus para livrar o pecador, caído, humilhado, depravado por causa do pecado de adão. Através desse estudo o aluno conhecerá as etapas da salvação, como por exemplo; A justificação pela fé, a reconciliação, o novo nascimento, a redenção, etc.


O QUE É REGENERAÇÃO OU NOVO NASCIMENTO?

A regeneração (o novo nascimento) é a obra do Espírito Santo no coração do pecador à medida que ele se arrepende e se volta a Cristo. É pela regeneração que sua alma, que estava morta em delitos e pecados, é vivificada pelo Espírito Santo. É possível ver isto na epistola de Paulo aos efésios 2:1. “Ele vos deu vida”. Observe que Paulo estava falando para pessoas que já haviam nascido de novo, eles eram crentes em Jesus, foi a eles que Paulo disse ele vos deu vida. É como se o apóstolo estivesse lhes dizendo assim “Não foram vocês que decidiram se tornar cristãos, não foi vocês que geraram vidas em si mesmas, mas esta foi uma obra da graça de Deus em vossas vidas”. O mesmo é encontrado na epistola de Paulo e Tito. Tito 3:3-6 “Mas segundo sua misericórdia em nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo que ele derramou ricamente sobre nós. Esta é uma obra que não conta com nenhuma participação humana, é Deus quem vivifica o morto espiritual por intermédio do seu santo Espírito.

A bíblia nos ensina que a salvação na vida do pecador acontece, no momento em que ele ouve o evangelho da salvação e crê. Nessa hora ele recebe vida, ele é justificado, declarado justo por Deus por meio da fé em Jesus Cristo, ele é ressuscitado da morte espiritual. Ele recebe uma nova vida que inclui um “coração novo, um espírito novo”. Esta é uma mudança radical. (2 Pedro 1:4 ) Observe que apóstolo diz aqui que o crente se torna participante da natureza de Cristo.

Regeneração significa nascer de novo, isso fica muito bem claro no diálogo entre Jesus e Nicodemos em João 3:1-8. Jesus deixou bem claro para Nicodemos qual a maior necessidade do homem, ao dizer “Importa-vos nos nascer de Novo”. Nada se tem tornado, mas urgente para o pecador do que nascer de novo. Várias expressões são usadas aqui nessa passagem por Jesus para evocar o novo nascimento. ““ São elas “nascer de novo”“ nascer da água e do Espírito “ ” nascer do Espírito “ ”nascer do alto”. Os apóstolos Pedro e João os quais também foram ensinados pelo Espírito Santo usam expressões do tipo regeneradas pela palavra de Deus, e nascido de Deus. 1 Pedro 1:23 e 1 João 3:9. É Deus quem dá vida ao morto, ele quem o faz reviver, ressuscitar para uma nova vida espiritual em Cristo, a pessoa se torna uma nova criatura ou nova criação (2 coríntios 5:17 ). Colossenses 2:12,13, Fomos ressuscitados com Cristo pelo poder de Deus, Colossenses 3:1, Deus cria de novo o pecador morto em seus delitos e pecados, e se torna uma nova criação de Deus, morto para o pecado e vivo para Cristo. Efésios 2:10, Efésios 4:24 O cristão foi criado em Cristo Jesus para boas obras.

Uma pessoa regenerada é recém-nascida espiritualmente. É um bebê em Cristo, uma criança, e como um recém-nascido precisa de cuidados especiais, principalmente com alimentação. Uma criança recém-nascida precisa do leite espiritual, os apóstolos Pedro e Paulo falaram sobre isso nas suas epistolas. 1 Corintios 3:1,2 Ao dizer aos coríntios que não pode falar a eles como espirituais e sim com a carnais como a crianças em Cristo. O apóstolo estava reconhecendo que eles ainda eram imaturos, crianças, eles não estavam preparados para ouvir coisas mais profundas. 1 Pedro 2:1,2 Pedro disse aos cristãos judeus, “ desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para crescer na salvação. Existe um novo apetite espiritual por parte do recém-nascido, agora a sua alma, regenerada, nascida de novo, deseja ardentemente o leite espiritual para crescer na salvação.

Quando afirmamos que alguém se converteu a Jesus, concordamos com a bíblia que tal pessoa foi regenerada pelo poder do Espírito Santo, foi salva, transformada, recebeu um coração novo, um espírito novo, os olhos do seu coração foram iluminados, ela foi libertada da potestade do diabo para Deus, a sua divida com o Senhor foi paga na cruz, ela foi redimida, reconciliada com Deus, a sua situação com Deus juridicamente falando já está acertada, o velho homem, a velha criatura se foi dando lugar à nova criatura.

CONCLUSÃO: É simplesmente ridículo o ensino de que salvação pode ser perdida. Como pode uma obra tão extraordinária realizada pelo nosso Deus, poder ser desfeita. Uma vez que o pecador nasceu de novo espiritualmente, ele não pode mais morrer espiritualmente, uma vez que ele recebeu um coração novo, o antigo foi destruído, uma vez que ele foi regenerado ele não pode ser desregenerado. Portanto afirmar que um salvo pode perder a salvação é o mesmo que dizer que o a obra de cristo na cruz foi em vão. A bíblia nos ensina que uma vez salvo, salvo para sempre. Caso um crente venha cair em pecado ele será disciplinado por DEUS, esse é testemunho bíblico.

Fonte de Pesquisa: A grande Salvação de Deus - Autor Wesley L. Duewel
O plano de salvação de Deus - Autor F.B. Hole

_____________________________________________________________________

“Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o Ministério da Reconciliação.”
( 2 Corintios 5:18 ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário