"Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação." Hc 3.17-18



Seguidores

Fale Com o Pastor Antonio José do Monte Filho

Assista Ao Vivo

terça-feira, 20 de julho de 2010

O Pecado de Adão 1ª Parte

IGREJA EVANGÉLICA MINISTÉRIO DA RECONCILIAÇÃO
“R e c o n c i l i a n d o V i d a s”
Rua das Salinas 139 - Sítio Novo - Olinda PE - Brasil - Fone: (081) 34268195
ESTUDO TEOLÓGICO DA GRAÇA DE DEUS

O PECADO DE ADÃO E SUAS CONSEQÜÊNCIAS
PARA HUMANIDADE. I - AULA

PROPÓSITO: Estudar a luz da palavra de Deus o pecado dos nossos primeiros pais e suas conseqüências para humanidade.

O QUE É PECADO?
Do grego é “HAMARTIA”, que significa “errar o alvo”, fracassar no propósito de se fazer alguma coisa. Temos aqui a idéia de um flecheiro usando seu arco e flecha numa competição, mas a flecha não atinge o alvo onde deveria. Esta palavra também significa fracassar em obedecer, fracassar em atingir o alvo, o padrão. “Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus”. (Romanos 3:23 ). O pecado é a transgressão da Lei. 1 João 3:4 . Não fazer o que a Lei ordena que façamos. Pecado é a falta de conformidade com a Lei.

COMO O PECADO ENTROU NO MUNDO?
A Bíblia nos ensina que o pecado entrou no mundo através de Adão.
(Romanos 5:12 ) “ Portanto assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram”. Através dos nossos primeiros pais o pecado entrou no mundo e através do pecado a morte. Ou seja, o pecado de Adão é o nosso pecado, todos os seus descendentes foram atingidos.

QUAIS AS CONSEQÜÊNCIAS DO PECADO?
Teve o seu aspecto tríplice. 1 - Morte espiritual 2 - Morte Física 3 - Morte eterna. Vejamos cada conseqüência do pecado.

1 - MORTE ESPIRITUAL.

O primeiro castigo do pecado é a morte espiritual. Ela aconteceu instantaneamente quando nossos primeiros pais pecaram. A morte espiritual é a separação entre o espírito do homem e Deus. O pecado não somente priva a pessoa da presença, do favor do conhecimento de Deus, mas também cega e escraviza o espírito. A bíblia diz em Romanos 6:23 que o salário do pecado é a morte.

É por isso que a doutrina do LIVRE-ARBÍTRIO do homem fere a verdade das escrituras. A bíblia nos ensina que todo homem, já nasce morto em delitos e pecados. Efésios 2:1 ‘ Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados. Ora se o homem nasce morto espiritualmente falando, como pode ter livre-arbítrio. ? IMPOSSÍVEL.
JOÃO 8:34 “ Replicou-lhes Jesus: E m verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado. “
SALMOS 51:5 “Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe.
Todos os descendentes de Adão já nascem debaixo da maldição da lei. A lei os acusa, aponta as suas transgressões. O castigo para o pecado é a morte (Gênesis 2:17 ). Tal castigo é a punição que segue o pecado. A depravação não é uma punição; é o resultado do pecado. O castigo é imposto pelo Governador Moral do Universo. O castigo é um sofrimento de dor, perda de direitos ou propriedades, impostos diretamente por um legislador que vindica sua justiça insultada pela violação de sua lei.

2 - MORTE FISÍCA.

A morte física é a separação entre o espírito e corpo. (Tiago 2:26 ) Não confundir com aniquilação. O corpo se desintegra, mas o espírito vive para sempre. A morte física é a parte do castigo do pecado. No momento em que Adão pecou, a graça e a misericórdia de Deus o preservaram da morte física instantânea, mas ele começou a morrer fisicamente naquele momento.

3 - MORTE ETERNA.

A morte eterna, também chamada de segunda morte (AP 2:11, 20:14, 21:8 ) é o terceiro e último aspecto do castigo do pecado. Os que permanecerem nessa situação, ou seja, na morte espiritual durante toda a sua vida, e não recebem a salvação de Cristo, morrendo em seus pecados (João 8:21,24 ). A ira de Deus quanto ao pecado permanece sobre eles (João 3:36 ). A morte eterna é o julgamento final de Deus sobre o pecado. É separação permanente entre a alma e Deus, porque todas as influências da graça e da misericórdia divina cessam na morte física. Uns ressuscitarão para a vida eterna outros para condenação eterna. (João 5:29 ). É o dia do acerto de contas (Mateus 25:46 ). Serão lançados no lago de fogo, a saber, a segunda morte, todos os que morrerem em seus pecados. Já que os seus nomes nunca estiveram no Livro da Vida. (AP 3:5, 13:8 17:8 20:12-15 ). Este livro é o registro de todos aqueles predestinados para a salvação desde a fundação do mundo, através da fé em Jesus.
Para aqueles que não forem salvos, que morrerem em seus pecados o que lhes reserva é o lago de fogo eterno. Mateus 10:28, Salmos 9:17, Salmos 11:6 Mateus 23:33, Mateus 25:41.

CONCLUSÃO:
O testemunho da bíblia é que o homem já nasce morto em delitos e pecados, escravo do pecado, inimigo de Deus, cego espiritual, homem natural não aceitando as coisas do Espírito de Deus por causa da ignorância em que vive. Ele não é possuidor de um livre-arbítrio que o capacite sozinho liberta-se do pecado e assim alcançando a salvação. Jesus disse sem mim nada podeis fazer. Somente Deus pode ir até o pecador caído e salvá-lo.
















_________________________________________________________

“Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o Ministério da Reconciliação.”
( 2 Corintios 5:18 ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário